22 maio 2009

biologia do bem-estar

A endorfina e a serotonina são neurotransmissores. Eles são produzidos e liberados pelos neurônios em resposta a estímulos. 
A endorfina é produzida em resposta às atividades físicas e tem por objetivo relaxamento e sensação de prazer, euforia e bem-estar. Além disso, a endorfina está associada a melhora da memória, bom humor, aumento da resistência e disposição física e mental. Tb ajuda o nosso sistema imunológico, diminui as dores e retarda o envelhecimento. 
A serotonina é um neurotransmissor que participa do controle do humor, comportamentos emocionais e ciclo do sono–vigília. Tem efeito analgésico e tb está relacionada com a termoregulação, fome, controle da respiração, pressão sangüínea e liberação de hormônios hipofisiários.
Ainda sobre a serotonia, cabe dizer q se trata de uma substância muito importante para as mulheres. Sem ela estamos mais vulneráveis a doenças, como a depressão e também ao mau humor. Uma pesquisa publicada no site Science Express, da revista Science confirma isso. Quando pessoas são submetidas a uma redução do nível de serotonina, elas têm menos capacidade de resistir à agressividade, além de ficarem mais ansiosas e terem comportamentos compulsivos.

Minhas doses de endorfinas estão garantidas, quase q diariamente. 
Já a serotonina, nem sempre se faz presente.

Todo mundo sabe a melhor forma de estimular a produção de serotonina no corpo humano.
É exatamente isso q me falta.
Me falta intensidade. Vontade. Aposta. 
No fim das contas, me falta serotonina.
E talvez esse seja o motivo de toda a minha infelicidade.

3 comentários:

Silka disse...

Oooh, Cobrinha, vamos lá! Anime-se! Garçon, me vê duas doses de serotonina sem gelo! :-D

Marcya disse...

Uma aqui pra mim também!

Princess Deluxxe disse...

hummmm
vamos fazer uma festa com rodadas duplas de serotonina, então!
=)